Mulabandha

A primeira vez que ouvi falar do mulabandha foi no xamanismo

Uma professora minha dizia várias vezes “squeeze the first chakra!”. Eu não fazia a mínima ideia que era o mula bandha que ela se referia.

No xamanismo o fecho do chakra da raiz é importante para não dispersar energia e não entrar nada no canal energético. Enraíza e centra-nos.

  • O que é e como fazer a técnica do Mūlabandha?

mūlabandha é a contração dos esfíncteres do ânus e da uretra.

Porém, a bem da verdade, este bandha vai além de contrair esses músculos. O nome significa ‘fecho da raiz’.

Como fazer este bandha?

Mūlabandha é a técnica de elevação e ativação do assoalho pélvico.

1. Contrai-se primeiramente a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra.

2. Depois, eleva-se verticalmente o assoalho pélvico, em direção ao plexo solar.

Esta contração pode ser acompanhada pelo recolhimento dos músculos do baixo-ventre, uḍḍiyanabandha.

Estimula-se assim o sistema nervoso central e o mūladhāracakra, cakra básico.

Esta técnica é sumamente importante para manter-se a concentração e o foco na prática. Ensina a Haṭhayoga Pradīpikā no seu terceiro capítulo:

“Para fazer-se mūlabandha deve-se pressionar o períneo com o calcanhar e contrair os [esfíncteres do] ânus [e da uretra, além do assoalho pélvico], para fazer subir a força vital apāna.

“Por meio da ativação do chakra básico (mūlādhāra), a corrente vital (apāna) que normalmente flui para baixo, é forçada a subir [por suṣumṇā]; os yogis chamam este exercício de mūlabandha.

“Pressionando-se o calcanhar contra o períneo, faz-se força sobre o apāna até iniciar o movimento ascendente. Praticando-se mūlabandha, atinge-se a perfeição total. Sem dúvida.”

Mūlabandha significa “ativação da raiz”. O mūlabandha é um dos três fechos energéticos usados no Haṭhayoga.

Esta contração do assoalho pélvico é acompanhada por um recolhimento sutil dos músculos do baixo-ventre e dos glúteos.

Revigora o sistema nervoso central, estimula a união do ar vital descendente (apāna) com o ascendente (prāṇa) e desperta o cakra básico (mūlādhāra). ( técnica de yoga tirada da fonte : https://www.yoga.pro.br/como-fazer-o-mulabandha-duas-dicas-de-pedro-kupfer/

Podes também ler:

Cura com Florais

Como terapeuta e ligada á essência e aos espíritos das flores e das árvores, reparei que a cura xamânica pode ser potencializada com outras terapias alternativas como

Ler Mais»

Cura

A intenção de Cura em geral pode ser colocada em tantas situações desde a maneira como cozinhamos , a maneira como arranjamos a nossa casa , como

Ler Mais»

Abraça-te !

Dar um abraço a nós mesmos . Situações desafiantes na nossa vida pedem o abraço, amor  e a presença de um ente querido e quem mais amamos ,

Ler Mais»