Quem Sou

Meu nome è Susana Antunes Fernandes, sou  Artista Visionária  e Terapeuta que utiliza a pintura  canalizada e  o xamanismo como cura e expressão da alma para chegar à origem de várias situações.  Oriento workshops de Pintura Visionária e  consultas individuais de Pintura Visionária.

Para saberes um pouco sobre o caminho que percorri como terapeuta e artista partilho contigo a minha experiência  e vivência de como eu cheguei a estas áreas profissionais.

Foi através da  pintura e do desenho que comecei a expressar a minha Alma e a exteriorizar imagens que eram a minha cura.

E foi com 8 anos que comecei a desenhar  como me sentia retratando a cura que precisava no momento , por exemplo desenhava-me numa certa situação real com as emoções que estava a sentir e automaticamente as seguir desenhava algo que podia ser a cura para essa situação no mesmo papel. 

Sem saber que estava a canalizar a minha própria cura. 

O desenho e a pintura sempre fizeram parte da minha vida com objetivo de transmitir visões, cura e consciência.

 Inicialmente a minha área profissional e acadêmica era ligada à pintura decorativa e artes decorativas portuguesas  (várias técnicas como pintura de afrescos, douragem, pintura de ornato, Trompe-l’œil, pintura com têmperas acrílicas , pintura a óleo, disciplinas como iconografia, paleografia , história de arte, restauro e pintura de azulejo etc.  ). 

Segui o caminho da minha área ao qual me formei ( artificie qualificada de Pintura Decorativa e licenciada em Artes Decorativas portuguesas ) até meados do ano 2005 , recebendo ensinamentos artísticos por bons profissionais e professores na área das artes.

No ano 1999-2000 fui convidada pela Fress ( Fundação Ricardo Espirito Santo) a trabalhar em contexto de obra de restauro de azulejo do século XVIII por uma equipa portuguesa e brasileira num claustro de uma igreja em Salvador da Bahia no Brasil.

 

 E foi nesse mesmo ano que se deu a minha transição para o mundo espiritual, que até lá não dava importância , pois era uma  pessoa a viver as “normalidades” humanas no meu dia a dia . 

Foi no Brasil onde a minha consciência se expandiu. Nesse mesmo ano , nesse mesmo país fui envolvida pela cultura e beleza brasileira que me levou ao xamanismo e à ligação com a Natureza. Iniciei o meu processo de auto- consciência através de uma espiritualidade quente e ligada à terra. 

 

Depois do ano 2006 abriu-se todo um processo na minha vida em que larguei a minha área académica selecionando apenas algumas artes que  tinha aprendido na minha formação como pintura a óleo, pintura em acrílico, modelagem e desenho.

Não era a mesma pessoa quando voltei a morar novamente em Portugal trazia uma cultura diferente dentro de mim , uma maneira diferente de ver a vida e uma ligação com a minha alma mais evidente. Continuei a usar as artes como expressão , cura  e expansão da consciência em ligação à minha alma e ao divino dentro de mim.

Descobri que as imagens que canalizava estavam-me a indicar o caminho de cura a seguir , as imagens falavam comigo para me descobrir cada vez mais.


Em 2008 tive uma experiência xamânica com cogumelos alucinógenos que me indicaram a minha sombra e luz . 

Depois dessa experiência o meu traço estava mais livre  , e a minha consciência mais liberta , e consegui ver a minha cura , embora não tivesse maturidade na época para  reconhecer, essa consciência foi muito mais tarde.

Todo este processo requer maturidade e não conselho ninguém a fazê-lo sem orientação de um xamâ.

Em De 2010 até 2017 estudei com uma xamã israelita chamada Homaya Amar várias técnicas de cura xamânica da Linhagem dos curandeiros Mexicanos dos Maias e Linguagem de Luz – Geometria Sagrada,  adquiri vários ensinamentos  que me abriram os  caminhos e que trouxeram bastante cura e consciência há  minha vida.

Em 2011 fiz um retiro de xamanismo chamado Intervenção Divina em Itália com essa mesma professora e outros profissionais  nas áreas da Inteligência Emocional – ( possibility management Com Clinton Calahan).

Esse retiro conheci vários desafios que pensei que não eram possíveis de fazer como andar sobre o fogo por exemplo e sair de vários estados emocionais presos na mente. 

Aprendi a ter consciência e a curar o meu corpo mental, emocional, físico , espiritual e energético e a a conhecer as minhas emoções e energia estava a vibrar.

Foi neste contexto xamânico que aprendi a canalizar e a saber o que é a Canalização ou Mediunidade ( em inglês ” channeling).

Até 2017 todos os ensinamentos  xamânicos que aprendi foram da Linhagem dos Curandeiros Mexicanos criados  por Starr Fuentes e ensinados aqui em Portugal por Homaya Amar. 

Continuei a desenhar e a pintar com estes ensinamentos xamânicos, que me deram ferramentas para canalizar a minha cura , como por exemplo :  quem eram os meus guias espirituais , visões , sonhos e outras vivências de cura.

Em 2020-2021 fiz um curso on-line de Arte Visionária com Tália Maçaira do Brasil que me deu mais ferramentas de como  pintar em tinta acrílica , óleo , desenho , geometria sagrada e meditações para pintar visões.

Desde 2012 até hoje criei e  oriento Workshops de Pintura Visionária e Sessões individuais  de Pintura Visionária para as pessoas se conhecerem e resgatarem partes da sua alma. Nos Ws e sessões são utilizadas ferramentas de todos conhecimentos de xamanismo( não utilizo ervas sagradas nem drogas) e artes que aprendi ao longo dos anos.

 Conheci-me através de várias atividades de cura  como o  Xamanismo ,  Hatha Yoga , Yoga Kundalini, Bioenergética , Chi Kung , Biodanza , Pintura antroposófica , Florais ,Constelações Familiares , Psicoterapia EMDR.

Muitas dessas artes de cura ainda fazem parte da minha vida neste momento. 

Em simultâneo sou praticante de capoeira , arte luta e dança desde do ano 2000 , mas com objetivo de conhecer-me nessa arte. 

O meu objetivo com toda a aprendizagem que fiz ao longo dos anos assim como os Workshops e Sessões de Pintura Visionária que criei é  construir uma estrutura sólida enraizada na consciência, cura, verdade  e maturidade espiritual , mental , emocional, física  e energética não descartando a medicina convencional. 

Na minha opinião para expandir a consciência e colocar-nos no caminho libertação – não é  experienciar só uma área, mas sim várias áreas  de aprendizagem, de preferência ir fundo e em cada uma delas.  Somos seres espirituais e humanos  com inúmeras capacidades , muitas delas  que se desconhecem.

” Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual,  somos seres espirituais a viver uma experiência humana. ” Wyane W. Dyer

Sou uma criadora e como todos os artistas criei um espaço de cura onde a arte e o xamanismo se encontram.

Gratidão pela sua visita , desejo que encontre o seu caminho na verdade e na luz da sua alma. 

Susana Antunes Fernandes